Planejamento

Uma vez que se busca a naturalidade como princípio da cirurgia, é fundamental saber que cada nariz deve ser planejado especificamente para cada paciente. Como um rosto nunca é exatamente igual a outro, o nariz também deve ser individual. O planejamento pré-operatório é a principal arma do cirurgião para um procedimento seguro e de resultados desejáveis. O cirurgião, assim, pode concentrar suas atenções no estudo minucioso da morfologia facial do paciente. Conhecendo-se detalhadamente as características estéticas da face, pode-se analisar, quantificar e planejar o nariz ideal para cada pessoa.

Gustavo Gosling

O estudo fotográfico da face é a melhor forma de se estudar e caracterizar de forma mais objetiva as medidas, àngulos, proporções e simetria. É o único recurso confiável de documentação. É o registro da aparência pré-operatória, possibilitando o planejamento da cirurgia e futuramente a comparação com os resultados pós-operatórios obtidos. Portanto, o estudo fotográfico é realizado com critério profissional, em diversos ângulos e utilizado para a realização do planejamento do nariz em todas as cirurgias – chamado de PERFILOMETRIA.

A perfilometria é desenvolvida sobre uma fotografia em perfil, tirada e revelada em escala natural, ou seja, exatamente do mesmo tamanho e dimensão da face do paciente. Assim, as medidas obtidas na perfilometria são fiéis às obtidas diretamente no nariz do paciente.

São tomadas várias medidas diretamente na face e no nariz do paciente, e esses números são passados para a foto. Assim , a perfilometria nos fornece dados objetivos, numéricos e precisos, de quanto e como devemos realizar as alterações morfológicas na rinoplastia.

Dr. Gustavo Gosling - Especialista em rinoplastia RJ

A simulação no computador (photoshop) é outro meio utilizado para ilustrar as intenções do cirurgião e é uma boa oportunidade que o paciente tem de demonstrar seus desejos e objetivos com a cirurgia, mas devemos tomar cuidado com as simulações pois podem causar expectativas não realistas e resultados difíceis de alcançar.

Qualquer simulação ou desenho sobre foto não deve ser considerada como uma promessa de como ficará o nariz ao final da cirurgia, mas sim como um guia, um mapa, auxiliando o cirurgião. Assim, garantimos resultados mais precisos e diminuímos ao máximo a chance de insatisfação dos pacientes.

É a maneira mais segura, precisa, técnica, objetiva e científica de se planejar uma cirurgia plástica de nariz.

Falando um pouco de história...

Como definimos o que é bonito e o que é feio? Será que a beleza está nos olhos de quem vê? Existe uma forma de se medir a beleza?

Desde a antiguidade, matemáticos, cientistas e artistas tentam achar a fórmula da beleza. Uma forma objetiva de se medir o feio e o belo. Estudando a forma dos objetos, a natureza e o corpo humano foram descobertas várias proporções e medidas "ideais". Entre elas , está a proporção áurea, ou proporção de ouro, ou divina.

Para que duas partes desiguais pareçam belas aos olhos, a proporção entre a parte maior e a parte menor deve ser igual à proporção da parte maior com o todo (as duas partes juntas), ou seja, A/B = B/A+B. Assim se define a proporção áurea.

Dr. Gustavo Gosling

Curiosamente, esta proporção é encontrada na natureza, e influenciou artistas desde a antiguidade até os dias de hoje.

Dr. Gustavo Gosling

Dr. Gustavo Gosling

Dr. Gustavo Gosling

Sabemos que a beleza é influenciada pela cultura, pela moda, pela mídia e que os padrões de beleza mudam com o tempo, mas quando estamos falando sobre cirurgia plastica de nariz, a beleza se define em 3 palavras: SIMETRIA, PROPORÇÃO e HARMONIA.

Dr. Gustavo Gosling

Utilizaremos como base no estudo da face as diversas medidas e proporções descritas na literatura. Como o berço da nossa cultura é greco-romano, as principais medidas utilizadas são baseadas em faces caucasianas. É claro que não existe nariz igual. Essas medidas podem variar de acordo com a origem étnica de cada paciente.

Abaixo, estão descritas algumas proporções que buscamos encontrar no nariz ideal:

Dr. Gustavo Gosling - Especialista em rinoplastia

gustavogosling Gustavo GoslingGustavo GoslingGustavo Gosling

O conhecimento da anatomia cirúrgica do nariz e os termos técnicos utilizados são fundamentais para haver uma boa avaliação pré operatórioa com uma completa troca de ideias sobre cada caso, possibilitando uma profunda discussão entre o cirurgião e o paciente. Assim conseguimos detalhar com precisão cada alteração nasal, as vontades do paciente em relação à cirurgia e as limitações do cirurgião.

Abaixo estão descritos os principais termos tecnicos utilizados:

Gustavo Gosling especialista em rinoplastiaGustavo Gosling

 

O Dr. Gustavo Gosling é um expert em análise facial em rinoplastia, tendo a oportunidade de dar aulas e palestras em congressos médicos especializados sobre este assunto.