Perguntas mais frequentes

Como faço para marcar uma consulta com o Dr. Gustavo Gosling?
Entrar em contato com uma das as Otoclínicas por telefone (mais informações aqui). Atendemos exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro, nos bairros Centro, Botafogo e Barra da Tijuca. Não agendamos consultas por email.

Quanto tempo demora a cirurgia?
A cirurgia demora de 2 a 4 horas dependendo da complexidade de cada caso.


O pós operatório é muito dorido?
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos, comuns.


Com quantos anos ja posso fazer uma rinoplastia?
Dependendo do caso, em mulheres à partir de 16 anos. No homem, por apresentar um desenvolvimento do nariz mais tardio, recomenda-se esperar até os 18 anos pelo menos.


Qual a diferença entre cirurgia aberta e fechada?
Na rinoplastia aberta, uma incisão é feita na frente do nariz, na columela. A pele é levantada para uma exposição completa das estruturas nasais. Uma cicatriz externa no nariz será permanente, mas discreta. Na rinoplastia fechada, todas as incisões são feitas dentro do nariz, e assim evita-se cicatrizes externas. Neste caso, a visualização das estruturas fica limitada, e a cirurgia mais difícil, mas um cirurgião experiente consegue fazer todas as alterações necessárias por dentro do nariz.


Para que serve o curativo externo e quanto tempo se utiliza?
O curativo externo é removido de 7 a 10 dias após a cirurgia. Em alguns casos, o paciente deve manter uma pequena esparadrapagem sobre o nariz para dormir na segunda semana. Este curativo é importante para manter o nariz alinhado, os ossos e cartilagens posicionados e funciona como uma "meia elástica", segurando crescimento do inchaço nos primeiros dias após a cirurgia.


Usa tampão nasal?
Com as técnicas desenvolvidas e utilizadas pelo Dr. Gustavo Gosling, conseguimos fazer menos incisões, causar menos trauma e fazer acessos menos agressivos. Assim, diminuimos a chance de um sangramento importante, não tendo a necessidade do uso de tampões. Apenas em casos raros (1% dos casos), com sangramento fora do normal, esses tampões serão utilizados nas primeiras 24 horas.


O não uso de tampões nasais significa que terei uma respiração normal depois da cirurgia?
A ausência de tampões nasais garantem ao paciente um pós operatório muito mais confortável e com menos sofrimento. Mesmo assim, a formação de crostas, coagulos e o inchaço interno acabam obstruindo o nariz, em maior ou menor intensidade. Lavagens e gotas nasais podem ajudar, melhorando a obstrução.


Tem que tirar pontos?
Todos os pontos internos são absorvíves e não precisam ser removidos. Apenas em casos em que incisões externas serão necessárias, os pontos serão removidos com 5 dias.


O nariz sangra nos primeiros dias?
Um leve sangramento nasal é normal e vão diminuindo ao longo dos primeiros dias.


Qual o tipo de anestesia que se usa?
Na maioria dos casos, utilizamos a anestesia geral com os mais modernos anestésicos endovenosos. A cirurgia também pode ser feita com anestesia local com sedação.


Qual o tempo de internação?
O tempo de internação é de 12 a 24 horas.


Em que posição poderei dormir nos primeiros dias?
Recomendamos dormir com a cabeceira elevada nos primeiros 5 dias. Um travasseiro alto já é suficiente.


Quando poderei tomar sol?
O sol é um grande vilão na rinoplastia. As ondas solares ultravioleta atravessam a pele e inflamam o tecido operado, causando inchaço e manchas na pele e cicatrizes. A exposição direta ao sol é proibida por 3 meses após a cirurgia. Mesmo assim, é possível ir à praia ou caminhar no sol após a cirurgia, mas sempre com chapéu e muito protetor solar.


Há risco nesta cirurgia?
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.


Poderei escolher, para o meu futuro nariz, a forma que eu desejar?
Não! O nariz deve combinar com as medidas e proporções da face para ter uma aparência natural e bonito. Por isso, um estudo minuscioso e preciso da face e do nariz, chamado de perfilometria é fundamental para garantir um bom resultado.


Pode ocorrer quelóides após uma rinoplastia?
O nariz nao é um lugar com tendência à formação de quelóides, que são muito raras. Existem várias formas de prevenir e tratar queloides e cicatrizes hipertróficas.


Existem meios de acelerar a absorção do inchaço no pós operatório?
Em casos específicos, um potente anti-inflamatório, a triancinolona, pode ser aplicada sob a pele do nariz em alguma sessões, acelerando a absorção do inchaço, principalmente nos narizes revisionais. Massagens e drenagens linfáticas também podem acelerar o processo, mas no caso da rinoplastia, essas massagens só poderão ser realizadas por profissionais com treinamento específico ou sob supervisão do seu cirurgião.


Quanto tempo ficarei afastado do trabalho?
Normalmente, é possível o retorno às atividades trabalhistas após 1 semana de de cirurgia.


Quanto tempo para o retorno as atividades físicas?
De 3 a 4 semanas após a cirurgia, dependendo da cicatrização do nariz. Recomenda-se 3 meses de afastamento no caso dos esportes de contato.


O resultado definitivo da cirurgia é imediato?
Após a cirurgia, o nariz começa a inchar, atingindo seu ponto máximo com 72 horas. A maioria desse inchaço absorve nos primeiros 3 meses. Mas sabemos que demoram muitos meses para esse edema ser todo absorvido. Espera-se o resultado definitivo da cirurgia apenas após 1 ano.


Por quanto tempo persiste o resultado obtido?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal, decorrente da idade do paciente.


Existem muitas reoperações?
Uma pequena porcentagem de pacientes operados necessitam de revisão para ajustes ou correção de pequenas irregularidades que possam aparecer no pós-operatório. Na maioria das vezes são procedimentos mais simples, rápidos e menos agressivos. Reoperações são feitas geralmente após 1 ano de pós operatório ou de acordo com a decisão do cirurgião.

Envie sua dúvida para o Dr. Gustavo Gosling por email - gustavogosling@gmail.com